top of page

Oferta Formativa

As ações de formação estão acreditadas (1 unidade de crédito) para Educadores de Infância (educação pré-escolar), professores do 1.º, 2.º, 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário, dos grupos de recrutamento 100, 110, 230 e 520 respetivamente.
No entanto, as ações de formação que a seguir se apresentam também podem ser frequentadas por outros profissionais interessados. Nestes casos, está previsto a emissão de um certificado de participação com a duração da respetiva ação.

 

Tem como objectivos:

  • Contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e das aprendizagens através da actualização dos professores na área do ensino experimental das ciências;

  • Desenvolver competências científicas e didácticas necessárias à implementação e de actividades práticas (laboratoriais e de campo);

  • Impulsionar a promoção, implementação e avaliação de actividades práticas laboratoriais e experimentais no ensino das ciências;

  • Proporcionar aos professores do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico e Educadores de Infância (Ensino Pré-Escolar) formação e educação em ciências.

Ações de Formação

 

Por entender que a atividade dos professores do ensino pré-Universitário é absolutamente fundamental para o desenvolvimento dos jovens e, por conseguinte do país, e que é extremamente importante a sua actualização ao longo da vida, desde 2005 que o CENTRO CIÊNCIA VIVA DE ESTREMOZ (CCVEstremoz) tem vindo a coordenar e implementar dezenas de cursos de formação de professores envolvendo um total de mais de 1500 formandos.

Dando continuidade ao trabalho que temos vindo a realizar, para 2024 preparámos três formações, que apesar de diferentes, continuam a apostar na compreensão abrangente e pluridisciplinar dos sistemas terrestres.

Os temas destas novas acções foram escolhidos de modo a procurar mitigar carências e dúvidas que nos têm vindo a chegar por parte dos professores. O formador em todas as acções será Rui Dias, docente da Universidade de Évora e coordenador científico do CCVEstremoz.

I. PORTUGAL DE ANTES DA HISTÓRIA; ROCHAS E MAPAS DESVENDAM O NOSSO SURPREENDENTE PASSADO GEOLÓGICO

Registo: em registo de acreditação

Destinatários: professores dos grupos 230, 420, 520

Curso de Formação presencial

Preço: 90,00€

Mais informações, consulte a brochura aqui!

​​

Perceber realmente a evolução geológica de uma região implica necessariamente uma aproximação pluridisciplinar, cruzando a capacidade de observar e interpretar as rochas no campo, com a construção e interpretação de mapas geológicos, alicerçados num conhecimento profundo, não só dos principais processos associados à Tectónica de Placas, mas também sobre a evolução dos continentes e oceanos do passado.

Se isto é válido para qualquer região, ganha um relevo especial no caso de Portugal, devido à sua enorme diversidade, fruto de uma evolução muito particular ao longo dos últimos 600 milhões de anos.

Nesta perspectiva foi planificado um conjunto de quatro ações de formação a serem implementadas ao longo do ano letivo de 2025-2026, que embora complementando-se, podem ser frequentadas independentemente. Todas elas constam de dois dias presenciais, o primeiro de actividades teóricas e práticas de gabinete e o segundo de campo. Se, os dias de campo são todos diferentes, pois irão explorar diversas regiões, existem apenas dois dias de gabinete diferentes (versão A e versão B).

Duas das acções irão decorrer na zona Norte e as outras duas na zona central.

 Locais e datas:  

PRAIAS, MONTANHAS E SERRAS NO NORTE DE PORTUGAL
27 e 28 de Setembro de 2025, na região de Vila Real

OLHANDO O ATLÂNTICO A PARTIR DA SERRA DE SINTRA
15 e 16 de Novembro de 2025, na região de Sintra

JUNTANDO DOIS MUNDOS NO MACIÇO DE MORAIS
9 e 10 de Abril de 2026, na região de Macedo de Cavaleiros

UM PORTAL ENTRE DOIS MUNDOS NO LITORAL SW DE PORTUGAL
2 e 3 de Maio de 2026, na região de Sines

II. CONVERSAS SOBRE O ANTROPOCÉNICO...
OLHAR O PASSADO, VER O PRESENTE, PERSPETIVAR O FUTURO

22 e 23 de novembro de 2025

Local: Centro Ciência Viva de Estremoz

Registo: CCPFC/ACC-126507/24

Destinatários: professores dos grupos 230, 420, 520

Validade: 06-05-2027

Curso de Formação presencial

Preço: 90,00€

Mais informações, consulte a brochura aqui!

Apesar de a Comissão Internacional de Estratigrafia não ter aceite o ANTROPOCÉNICO como uma nova época geológica, isto não significa que a actividade humana não tenha alterado os equilíbrios naturais do nosso planeta de uma forma extremamente intensa e duradoura que leve a que estejamos a viver desde há muito tempo num Mundo novo.

Nos últimos tempos assiste-se a um enorme debate em torno da dimensão da influência que os humanos tiveram/têm/terão no meio ambiente. Apesar da importância deste debate, pois o que está em causa é o nosso futuro, a desinformação que circula nos órgãos de comunicação social e, principalmente, nas redes sociais, põe em causa o debate esclarecido que se impõe. Por outro lado, a complexidade do tema obrigando ao cruzamento de saberes e perspetivas, tem levado à proliferação de notícias por vezes contraditórias, que sendo normal em ciência, tem sido aproveitado para a pôr em causa. A confusão daqui resultante, onde aspectos científicos são frequentemente misturados com questões sociais e políticas, não facilita o debate informado imprescindível quando o que está em causa é o futuro da humanidade.

Consciente da importância que a ciência tem neste debate que urge fazer, desde a sua fundação que o Centro Ciência Viva de Estremoz tem vindo a dinamizar muitas dezenas de actividades (incluindo uma exposição permanente e a edição de um livro) em torno do conceito de SUSTENTABILIDADE-INSUSTENTÁVEL. Esta acção de formação é proposta perante a necessidade de que as discussões em torno do ANTROPOCÉNICO sejam alicerçadas em bases científicas, pelo que há que dotar os professores dos conhecimentos fundamentais sobre este assunto.

accao-2
accao-1
bottom of page