A funcionar no Centro de Ciência Viva de Estremoz (CCVEstremoz) desde Janeiro de 2019, e seguindo uma metodologia educativa interdisciplinar, foi desenvolvido, para a Escola Ciência Viva (ECV) do CCVEstremoz, um programa educativo transversal em que os curricula de Língua Portuguesa se fundem com os da Matemática e Estudo do Meio.
O projeto educativo da ECV de Estremoz mantém em execução quatro programas distintos, que as turmas exploram anualmente, durante os quatro anos do primeiro ciclo. Privilegiou-se a leitura como veículo de introdução, de forma mais ou menos explícita, dos conteúdos disciplinares que integram os programas educativos, tendo sido elaborados quatro contos diferentes, um para cada ano de frequência da ECV. As actividades da Escola começam sempre com a apresentação de um capítulo do conto, concebido de forma a abordar as diversas temáticas curriculares selecionadas, sendo esse texto o mote de trabalho para todas as actividades do dia.
A Escola Ciência Viva do CCVEstremoz aposta assim no crescimento autónomo do saber, promovendo o gosto pela experimentação, leitura, escrita, criatividade, expressão oral e gosto pela CIÊNCIA…
A experiência de desenvolvimento da Rede de Escolas Ciência Viva revela um conceito dinâmico e plural que não se enquadra numa definição formal aplicável de modo universal a todos os contextos. As Escolas Ciência Viva são, portanto, estruturas educativas adaptadas às características específicas das organizações parceiras que as constituem e do meio social e cultural em que se inserem.
Embora sem entrar numa rigorosa definição do conceito de Escola Ciência Viva, é aqui apresentada a Carta de Princípios com o objetivo de definir um conjunto mínimo de requisitos a observar na constituição de uma Escola Ciência Viva, reconhecida como tal pela Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.
Consideram-se Escolas Ciência Viva os projectos que cumpram os seguintes princípios:
Descrição
A Escola Ciência Viva é um projecto educativo, sem fins lucrativos, dotado de um programa de educação científica que transforma o currículo escolar num ambiente de aprendizagem com as características de um Centro de Ciência, tendo como estrutura organizativa uma parceria institucional alargada a escolas, municípios e instituições científicas e de ensino superior.
Missão
A missão da Escola Ciência Viva é apoiar os estabelecimentos de educação formal na promoção do ensino experimental das ciências e no desenvolvimento da cultura científica e tecnológica, para o exercício de uma cidadania plena e plural.
Valores
A Escola Ciência Viva privilegia os seguintes valores:
-
Cooperação com a Escola Pública. As Escolas Ciência Viva têm seguido uma orientação focada sobretudo na colaboração com escolas do ensino público.
-
Diversidade e inclusividade. A experiência das Escolas Ciência Viva tem assegurado a maior diversidade no estabelecimento de parcerias com escolas, independentemente do estatuto e condição social e económica de alunos e famílias. A preocupação com as questões de género está também patente na procura de equidade na participação de cientistas de ambos os sexos na interacção com os alunos.
-
Cidadania activa. As actividades das Escolas Ciência Viva são também extensíveis à comunidade envolvente, com grande participação de pais e encarregados de educação. Proporcionam desse modo oportunidades múltiplas para envolvimento dos cidadãos em eventos de aproximação entre a ciência e a sociedade, numa perspectiva de promoção de uma cidadania científica activa.
-
Desenvolvimento Sustentável. As múltiplas dimensões nas quais operam as Escolas Ciência Viva são um exemplo da contribuição dos museus e centros de ciência para a implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (SDGs) propostos pelas Nações Unidas, particularmente o SDG 1 (Não à Pobreza), SDG 4 (Qualidade de Educação) e SDG 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis).
Espaços
A Escola Ciência Viva deve dispor de um espaço físico adequado ao ensino experimental das ciências, dotado de laboratório ou espaço similar, e de áreas de exposições interactivas de ciência.
Parceria com Municípios
A entidade gestora da Escola Ciência Viva deve estabelecer acordos institucionais com Câmaras Municipais para o funcionamento regular e continuado da Escola Ciência Viva, assegurando nomeadamente que o Município:
-
Colabora com todos os parceiros de forma a proporcionar aos alunos os meios adequados para um maior e melhor usufruto dos recursos educativos e das actividades de interesse social, cultural e educativo disponibilizadas pela Escola Ciência Viva;
-
Quando aplicável, assegura em colaboração com a entidade gestora da Escola Ciência Viva o transporte escolar a todos os alunos nas suas deslocações entre as escolas do Agrupamento e a Escola Ciência Viva;
-
Quando aplicável, assegura a todos os alunos as refeições escolares enquanto estes se encontram nas instalações da Escola Ciência Viva.
-
Parceria com Agrupamentos de Escolas
A entidade gestora da Escola Ciência Viva estabelece acordos institucionais com Agrupamentos de Escolas, os quais devem garantir que, durante o período de frequência da Escola Ciência Viva:
-
O Agrupamento assume todos os deveres, competências e responsabilidades legais que lhe pertencem enquanto estabelecimento de ensino da rede pública;
-
Os alunos, professores e demais funcionários do Agrupamento respondem, para todos os efeitos, administrativos, legais e disciplinares, às respectivas escolas do Agrupamento;
-
O Agrupamento colabora com a entidade responsável pela Escola Ciência Viva no desenvolvimento do Programa Educativo da Escola Ciência Viva.
Parceria com Associações de Pais
A cooperacção com associações de pais é um elemento decisivo para a adesão dos encarregados de de educação e respetivo acompanhamento da aprendizagem. Mas é também uma plataforma ativa de interação da Escola Ciência Viva com o meio envolvente, reforçando assim a sua relevância social e a capacidade de responder às expetativas das comunidades em que se insere.
Programa Educativo
A Escola Ciência Viva implementa um programa educativo próprio – o Programa Educativo da Escola Ciência Viva –, elaborado em colaboração com os Agrupamentos de Escolas, podendo incluir elementos do currículo de educação formal, abordados num contexto de formações muito prático, e em contato regular com instituições de investigação científica e de ensino superior.
O Programa Educativo da Escola Ciência Viva proporciona a todos os alunos atividades de aprendizagem de acordo com periodicidade, calendário e horário definidos em conjunto com os Agrupamentos de Escolas parceiras.
Como parte do seu Programa Educativo, a Escola Ciência Viva oferece, de forma regular, espaços de interação pessoal e presencial entre os alunos e profissionais de ciência e tecnologia, sob a forma de aulas, cursos avançados ou eventos organizados para o efeito.
Cultura científica
A Escola Ciência Viva desenvolve acções de promoção da cultura científica e tecnológica dos seus alunos, particularmente pela motivação para a aprendizagem científica que decorre de um contacto precoce e próximo com o conhecimento científico e os seus agentes.
Formação de Professores
A Escola Ciência Viva coopera com o Ministério da Educação e com os Departamentos Educativos dos Municípios parceiros nas áreas da formação de professores e de desenvolvimento de projetos educativos convergentes com o objeto e a missão da Ciência Viva.
Avaliação
A Escola Ciência Viva institui mecanismos de avaliação periódica e independente.
Acompanhamento Científico
A Escola Ciência Viva deve dispor de um órgão de aconselhamento científico. Compete-lhe pronunciar-se, a título consultivo, nomeadamente sobre a definição das linhas estratégicas e a programação anual da Escola Ciência Viva.
Cooperação
A Escola Ciência Viva assume o compromisso de cooperar através do intercâmbio e partilha de recursos e conhecimentos com as entidades que integram a Rede de Escolas Ciência Viva.